Minha empresa está tendo lucros?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:

Saiba como identificar se a empresa está tendo lucratividade

 O objetivo de todo empreendedor ao abrir sua empresa é ter lucros, mas como descobrir se a empresa é de fato lucrativa? Vamos descobrir agora!

A pergunta “minha empresa está tendo lucros?” é uma das mais importantes que um empreendedor pode se fazer. Afinal, é graças aos lucros que uma empresa consegue crescer, investir em novos produtos ou serviços e pagar os salários dos funcionários. 

Entretanto, muitas empresas enfrentam dificuldades para saber se estão tendo lucros ou não. É importante fazer essa análise para tomar decisões estratégicas e corrigir o rumo da companhia, caso esteja sendo negativo.

Mas como saber se a sua empresa está tendo lucros?

Neste artigo, vamos mostrar 5 dicas para você descobrir se a sua empresa está no caminho certo. 

Siga a leitura até o fim!

Leia também os artigos…

Minha empresa está tendo lucros?

É importante ter uma noção dos lucros para saber se a sua empresa está crescendo, se está indo bem ou não. Você sabe se sua empresa está tendo lucros? Vamos descobrir?

1- Analise as vendas

Nem toda empresa que vende bem é lucrativa, mas todas as empresas que são lucrativas sabem como vender bem. Um dos indicadores mais importantes de qualquer negócio é o faturamento. Se as vendas da sua empresa cresceram nos últimos meses ou anos, é um bom sinal de que a empresa está tendo lucros. No entanto, é importante lembrar que o crescimento das vendas não é o único fator a ser considerado. Você também precisa verificar se os custos de produção e outros custos operacionais não aumentaram muito, o que poderia reduzir os lucros da empresa. 

2- Compare os resultados financeiros com períodos anteriores

Outra maneira de verificar se a sua empresa está tendo lucros é comparar os resultados financeiros atuais com períodos anteriores. Se você observar um crescimento nos lucros da empresa ao longo do tempo, isso significa que a sua empresa realmente está gerando mais receitas do que gastando. No entanto, lembre-se de verificar todos os fatores que podem afetar os resultados financeiros da empresa, como mudanças nas taxas de câmbio ou no mercado global.

3- Veja o Lucro Bruto e o Líquido

Os custos fixos são despesas que a sua empresa tem independentemente do nível de vendas, como aluguel ou salários dos funcionários. Já os custos variáveis ​​são despesas que dependem do nível de vendas, como matéria-prima ou transporte. Se houver uma redução nos custos fixos e/ou nos custos totalmente controles variáveis, isso significa que a sua margem de contribuição (lucro) também irá diminuir e poderá afetar negativamente os resultados financeiros da sua companhia no longo prazo . 

  • Calcule o Lucro Bruto – o Lucro Bruto é calculado subtraindo as despesas diretas de vendas (custo dos produtos vendidos) das receitas brutas (vendas totais). Se o resultado for positivo, significa que sua empresa está gerando lucro com vendas. Agora é necessário subtrair os custos operacionais para determinar a lucratividade de fato da empresa.
  • Calcule o Lucro Líquido –  para chegar ao Lucro Líquido, é preciso subtrair do Lucro Bruto todas as despesas operacionais (salários, aluguel, contas de luz e água, etc.). Se o resultado final for positivo, quer dizer que sua empresa tem lucros.

4- Analise os balanços patrimoniais

Os balanços patrimoniais são documentos oficiais que apresentam uma visão geral da situação financeira da sua empresa. Eles mostram se a empresa tem mais ativos do que passivos e também revelam quanto dinheiro há disponível para reinvestimento; 

5- Consulte um contador

Um profissional capacitado será capaz de analisar todos esses números e te orientar sobre a situação financeira da sua empresa. Ele também poderá identificar eventuais problemas e apontar soluções para melhorar os resultados da sua companhia.

E aí, está pronto para analisar a lucratividade de sua empresa?

Conte com o auxílio da Pontual Contabilidade

Saber se a empresa está tendo lucros ou não é essencial para tomar decisões estratégicas e financeiras adequadas. Por isso, contar com um contador profissional é uma boa ideia para quem quer ter essa informação sempre atualizada. 

Se você está buscando uma contabilidade que te ajude a descobrir se sua empresa é lucrativa, conte conosco, da Pontual Contabilidade. Temos uma equipe altamente qualificada para te ajudar a tomar as melhores decisões para o seu negócio.

CLIQUE AQUI AGORA E RECEBA AUXÍLIO PARA CONTROLAR E GERIR SEU FINANCEIRO CORRETAMENTE

Summary
Minha empresa está tendo lucros?
Article Name
Minha empresa está tendo lucros?
Description
Saiba como identificar se a empresa está tendo lucratividade. Leia o artigo que preparamos e fique por dentro!
Author
Publisher Name
PONTUAL MOGIANA
Publisher Logo

Categorias

Categorias
Se Livre Do Processo Burocrático

Estamos aqui para te ajudar a simplificar todas as etapas para abrir sua empresa

Fale com um de nossos especialista

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Auditoria Contábil Para Médicos Proteja Suas Finanças E Evite Surpresas! (1) - Contabilidade em Mogi das Cruzes - SP | Pontual Contabilidade

Auditoria contábil para médicos: proteja suas finanças

Auditoria contábil para médicos: descubra como proteger suas finanças de forma eficiente Descubra os segredos da auditoria contábil que vão garantir a saúde financeira do seu consultório médico! Médicos enfrentam desafios únicos quando se trata de gerenciar suas finanças e

Gestão De Pessoas Em Bares E Restaurantes. Transforme Seu Negócio (1) (1) - Contabilidade em Mogi das Cruzes - SP | Pontual Contabilidade

Gestão de pessoas em bares e restaurantes: como fazer?

Gestão de pessoas em bares e restaurantes: transforme seu negócio Descubra como uma gestão de pessoas eficaz pode impulsionar a produtividade e o sucesso do seu bar ou restaurante. A gestão de pessoas é um elemento crucial para o sucesso

Abrir Um Consultório Médico Tudo O Que Você Precisa Saber - Contabilidade em Mogi das Cruzes - SP | Pontual Contabilidade

Abrir um consultório médico: tudo o que você precisa saber

Como abrir um consultório médico? Guia completo! Explore nosso guia completo e aprenda os passos essenciais para abrir um consultório médico. Da concepção à prática, todas as informações necessárias estão aqui! Abrir um consultório médico é um passo significativo na

Gestão Contábil Em Clínicas Faça Corretamente! (1) - Contabilidade em Mogi das Cruzes - SP | Pontual Contabilidade

Como fazer a gestão contábil em clínicas de forma correta

As boas práticas da gestão contábil em clínicas médicas Confira como fazer a gestão contábil em clínicas, de forma correta, com as nossas dicas A gestão contábil é uma atividade essencial para qualquer negócio, mas especialmente para as clínicas médicas,

Back To Top
Modelo 2 Irpf 2024 - Contabilidade em Mogi das Cruzes - SP | Pontual Contabilidade
Modelo 7 Irpf 2024 - Contabilidade em Mogi das Cruzes - SP | Pontual Contabilidade
Modelo 4 Irpf 2024 - Contabilidade em Mogi das Cruzes - SP | Pontual Contabilidade

Olá! Antes de você sair, gostaríamos de convidar você para se inscrever no nosso canal do YouTube

Lá, você encontrará conteúdo exclusivo e atualizado sobre os nossos produtos e serviços. Não perca esta oportunidade de ficar por dentro de tudo o que acontece na nossa empresa. Clique no botão abaixo para se inscrever agora mesmo.