Ao seguir as nossas super dicas, reduzir os impostos pagos em seu restaurante será mais fácil do que você imagina
Os impostos já fazem parte da rotina das empresas. Entretanto, devido à falta de entendimento do nosso sistema tributário, muitos contribuintes acabam cometendo erros no cálculo e recolhimento de seus tributos, fazendo com que eles paguem mais do que o necessário em impostos.
Desse modo, contar com um planejamento tributário pode aliviar o caixa do seu restaurante, fazendo com que você reduza os valores pagos em impostos.
Por isso, no artigo de hoje, trouxemos 5 superdicas para que você consiga reduzir a alta carga tributária do seu restaurante. Confira!
Leia também:
- Reforma Tributária: acompanhe a discussão e veja como ela reflete em sua empresa;
- Tributação: entenda como tornar sua empresa rentável e competitiva;
- Tudo o que você precisa saber sobre o Fator R para otimizar as rotinas da sua empresa.
Afinal, o que é o planejamento tributário?
O planejamento tributário é a forma legal de reduzir a carga tributária das empresas.
Isso porque ele consiste em um estudo detalhado das informações contábeis e fiscais de uma empresa para organizar suas obrigações contábeis e encontrar o regime tributário mais vantajoso para o seu negócio, principalmente quando falamos em redução de carga tributária e aproveitamento de benefícios fiscais.
Além disso, ele permite que você tenha um maior entendimento sobre as áreas fiscais de sua empresa, o que permite conhecer melhores estratégias para pagar menos impostos. Veja que estratégias são essas!
1. Defina o regime tributário mais vantajoso para o seu restaurante
No Brasil, dentre os principais regimes tributários disponíveis para o seu restaurante, temos:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido; e
- Lucro Real.
Cada um deles possui suas particularidades, vantagens e desvantagens. Por isso, a escolha correta é fundamental para que você consiga reduzir sua carga tributária.
2. Planeje melhor o seu pró-labore
Sabia que, sobre o pró-labore, incidem o Imposto de Renda e a contribuição previdenciária e que, por outro lado, sobre a distribuição de lucro, não há incidência de impostos?
Isso significa que uma superdica para pagar menos impostos em seu restaurante é planejar melhor o seu pró-labore e a sua distribuição de lucros.
3. Aproveite a substituição tributária do ICMS
Muitos produtos utilizados e vendidos em seu restaurante, como água, refrigerante e cerveja, estão sujeitos à substituição tributária do ICMS. Isso significa que o ICMS devido fica sob a responsabilidade do seu fornecedor; desse modo, quando o seu restaurante for revender esses produtos, poderá excluir o percentual de ICMS, assim como poderá obter uma alíquota zero.
4. Aproveite os produtos monofásicos
Também é importante que você saiba que há tributos federais pagos integralmente por fabricantes, como o PIS e COFINS. Trata-se do que chamamos de regime monofásico.
Nesse caso, quando os produtos monofásicos são revendidos por bares e restaurantes enquadrados no Simples Nacional, o PIS e a COFINS podem ser excluídos da base de cálculo dos impostos finais, reduzindo sua carga tributária.
Podemos citar como exemplos de produtos monofásicos: cerveja, água, refrigerante e cigarro.
5. Aproveite a Lei das Gorjetas
A Lei das Gorjetas, regulamentada em 2017, permitiu a exclusão legal dos valores das gorjetas do cálculo dos tributos federais e estaduais.
Desse modo, você pode reduzir os impostos pagos em seu restaurante também aplicando essa regra.
Superdica bônus: conte com o suporte especializado da Pontual Contabilidade!
A fim de que seja possível aplicar todas as dicas acima, é fundamental contar com o suporte de especialistas em tributação e em planejamento tributário.
Desse modo, saiba que nós, da Pontual Contabilidade, podemos ajudar você!
Afinal, somos uma contabilidade especializada em restaurantes com expertise em gestão fiscal e tributária.
Entre em contato conosco para que possamos conversar sobre as melhores práticas para ajudar você e o seu restaurante.
CLIQUE AQUI PARA PAGAR MENOS IMPOSTOS EM SEU RESTAURANTE!