Gestão de estoque: como fazer de maneira eficiente

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
A Fórmula De Que Você Precisa Para Fazer Uma Gestão De Estoque Eficiente Blog (1) - Contabilidade em Mogi das Cruzes - SP | Pontual Contabilidade

A gestão de estoques é uma tarefa meticulosa. Você precisa acompanhar todo o seu inventário, especialmente quando estiver lidando com múltiplas SKUs.

Não se trata apenas de comprar novos inventários quando você está com pouco estoque, mas também de planejar compras futuras. 

Trata-se de identificar quais produtos são de movimentação lenta e o que pode ser feito para vendê-los mais rapidamente. 

Trata-se de garantir que você sempre tenha o número certo de produtos em estoque para que nenhum pedido do cliente fique sem ser atendido. As complexidades envolvidas neste processo o tornam desafiador para as empresas em todas as etapas. 

Como você sabe se seu processo de gerenciamento de estoque precisa ser atualizado? Se alguma dessas informações lhe soa familiar, talvez seja hora de colocar seu estoque de volta nos trilhos:

O inventário está sempre fora de estoque

Primeiro, vamos deixar uma coisa clara – não existem níveis de inventário 100% precisos. O que você pode alcançar é um nível aceitável de imprecisão. A única maneira de melhorar a precisão é quantificar tudo. Isto significa rastrear seu inventário e mapeá-lo em relação às vendas. 

Você tem que entender quanto de um item é vendido todos os dias, semanas e meses. Somente quando você souber os números reais, poderá tomar decisões informadas e fazer correções sempre que necessário. 

Se seu estoque estiver sempre fora de estoque, significa que seus números de vendas e quantidades de estoque não correspondem. Você tem um problema em suas mãos e precisa resolvê-lo o mais rápido possível.

Não é possível encontrar os produtos que você precisa para reabastecer

Se você está sempre procurando produtos, isso significa que ou você não tem um sistema de inventário ou ele não está bem organizado. Você tem que saber onde tudo está o tempo todo e ser capaz de verificar ou adicionar quantidades de qualquer lugar. Se você não consegue encontrar um produto, geralmente é porque ele não está onde deveria estar. 

Você precisa de um sistema de gerenciamento de inventário que possa rastrear e rastrear tudo. Você tem que saber a origem de cada produto e para onde ele vai. Isto é necessário se você tiver que descobrir onde um determinado produto está e quem o tem. Você também tem que ser capaz de gerar relatórios que podem ajudá-lo a tomar decisões informadas.

Há muitos SKUs em seu inventário

Este é um problema comum entre os varejistas. Não é que eles não tenham os produtos certos, mas eles têm muitos. Gerenciar muitos SKUs é uma dor de cabeça. É preciso garantir que seu estoque seja gerenciado corretamente e que você tenha a quantidade certa de cada produto. Quando você tem muitos produtos, o processo de gerenciamento de estoque se torna difícil. 

Você não pode rastreá-los corretamente e acaba fazendo uma bagunça em seu inventário. Você precisa de um sistema de gerenciamento de estoque que possa ajudá-lo a gerenciar o enorme número de SKUs. Ele também pode ajudá-lo a organizar e navegar com facilidade nestes produtos. Você tem que saber quais são os produtos de movimentação lenta e quais estão vendendo bem. Desta forma, você pode se concentrar nos produtos que estão gerando receita e deixar os SKUs de baixo valor de lado.

Os itens errados estão sempre em contra-ordem

Se você já fez um pedido de duas sacas de grãos de café e recebeu quatro sacas, você sabe como isso é irritante. Isto pode acontecer com todo tipo de produto e acontece muito com itens perecíveis. Quando você está lidando com um grande número de SKUs, é fácil cometer erros. Você pode ver o SKU de produto errado ou a quantidade errada. 

Da mesma forma, seus funcionários podem estar inserindo informações falsas. Se você vir que os produtos errados estão vindo em contra-ordem, é provavelmente porque as pessoas estão inserindo informações incorretas. 

Você precisa de um sistema de gerenciamento de inventário que possa identificar os dados que estão sendo inseridos e corrigi-los. É preciso ter certeza de que cada ação seja rastreada e monitorada. Desta maneira, você pode identificar a origem do problema e tomar as medidas necessárias.

A precisão do inventário é baixa

O primeiro passo para melhorar a precisão do inventário é rastrear tudo. Você tem que registrar todos os produtos que possui, a quantidade de cada item e o local onde eles são armazenados. 

Você tem que ter certeza de que cada produto é contabilizado. Se você tiver uma baixa precisão de inventário, isso significa que seu sistema de inventário não está funcionando. Se você tiver um inventário em papel, é mais fácil manipular os dados e fazer alterações. Um sistema de gerenciamento de inventário pode ajudá-lo a rastrear tudo. Você também tem que ter certeza de que está alterando seu inventário quando necessário. 

Se você tiver uma baixa precisão no inventário, isso significa que você tem tido um falso conforto. Você poderia estar pensando que seu inventário está correto, mesmo quando não está, sendo possível resolver este problema adicionando ajustes de quantidade sempre que retirar itens para venda.

O software de gerenciamento de inventário é inexistente

Se você estiver administrando o estoque manualmente e um cliente fizer um pedido de 1.000 unidades, você tem que encontrar uma maneira de rastrear os itens manualmente?

Um bom sistema de gerenciamento de inventário deve ter um software que ajude a rastrear tudo. Também deve ter um sistema de leitura de código de barras que possa ajudá-lo a manter o controle do seu inventário. Se seu software de gerenciamento de estoque não estiver funcionando, você tem que consertá-lo o mais rápido possível. 

Você tem que encontrar uma solução que possa ajudá-lo a gerenciar seu inventário e rastrear as vendas, reabastecimento, e muito mais. Você também tem que ter certeza de que o software que escolher é fácil de usar e não requer nenhum conhecimento técnico.

Tenha o auxílio da Pontual Mogiana

Ter um bom sistema de gerenciamento de estoque é uma coisa, e dominá-lo é outra. É preciso garantir que seus funcionários estejam cientes do sistema e saibam como utilizá-lo. Eles também devem saber quais dados são relevantes e quais dados não são. 

Se eles não estão usando o sistema, estão fazendo mais mal do que bem. É preciso ter certeza de que o sistema é fácil de usar e não consome muito tempo. Você tem que ensinar a seus funcionários como utilizá-lo e certificar-se de que tudo esteja registrado e atualizado regularmente. Desse modo, seu sistema de gerenciamento de inventário pode ajudá-lo a acompanhar seu inventário e gerar relatórios úteis.

Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo.

CLIQUE AQUI PARA TER UMA GESTÃO DE ESTOQUE EFICIENTE!

Categorias

Categorias
Se Livre Do Processo Burocrático

Estamos aqui para te ajudar a simplificar todas as etapas para abrir sua empresa

Fale com um de nossos especialista

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Modelo 2 Irpf 2024 - Contabilidade em Mogi das Cruzes - SP | Pontual Contabilidade
Modelo 7 Irpf 2024 - Contabilidade em Mogi das Cruzes - SP | Pontual Contabilidade
Modelo 4 Irpf 2024 - Contabilidade em Mogi das Cruzes - SP | Pontual Contabilidade

Olá! Antes de você sair, gostaríamos de convidar você para se inscrever no nosso canal do YouTube

Lá, você encontrará conteúdo exclusivo e atualizado sobre os nossos produtos e serviços. Não perca esta oportunidade de ficar por dentro de tudo o que acontece na nossa empresa. Clique no botão abaixo para se inscrever agora mesmo.