Tributação PF ou PJ? Veja qual a melhor opção para você, médico

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Escolha A Opção Mais Adequada Entre A Tributação Pf E Pj Para Você Com Base Nas Nossas Informações - Contabilidade em Mogi das Cruzes - SP | Pontual Contabilidade

Tributação PF e PJ: Qual a melhor opção para médico?

Descubra as diferenças entre a tributação PF e PJ e veja qual é a melhor opção para você

Muitos médicos possuem dúvidas sobre a melhor forma de tributação entre PF e PJ. E se esse é seu caso, não se preocupe. 

Neste artigo, vamos explicar as principais diferenças entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica. Além disso, mostraremos as vantagens e desvantagens de cada um, além de explicar qual a melhor opção para você.

O que é tributação PF e PJ para médicos?

A tributação PF e PJ para médicos se refere à forma como o profissional da saúde recolhe os tributos devidos ao governo sobre os seus rendimentos. 

A escolha do modelo de tributação depende de vários fatores, como o tipo de atividade exercida, o faturamento anual, os custos operacionais, a margem de lucro, as obrigações fiscais e trabalhistas, entre outros.

Como funciona a tributação PF e PJ? 

A seguir, você verá em detalhes como a tributação PF e PJ funcionam:

Tributação PF 

A tributação PF para médicos é aquela em que o profissional atua como autônomo, utilizando o seu CPF para emitir recibos e pagar os impostos. 

Nesse caso, o médico está sujeito ao Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), calculado com base na tabela progressiva de alíquotas, que varia de 7,5% a 27,5%, conforme a faixa de renda. 

Além disso, o médico deve pagar a contribuição previdenciária, com base nas alíquotas do INSS, que variam de 7,5% a 14%, conforme o valor do salário.

Tributação PJ 

A tributação PJ para médicos é aquela em que o profissional abre uma empresa e atua como pessoa jurídica. Dessa forma, é necessário utilizar o seu CNPJ para emitir notas fiscais e pagar os impostos. 

Nesse caso, o médico deve escolher um regime tributário para sua empresa. No Brasil, existem três, que são o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou o Lucro Real.

Entre PF e PJ: qual a melhor opção para você?

Bom, agora você sabe como funciona a tributação PF e PJ e chegou o momento de escolher o melhor para você. 

A verdade é que a escolha da melhor forma para médicos depende de uma análise individualizada de cada situação. Leve em conta aspectos como o perfil profissional, o tipo de serviço, faturamento esperado, entre outros.

De modo geral, a tributação PJ costuma ser mais vantajosa do que a tributação PF para médicos, pois oferece uma carga tributária menor e mais possibilidades de planejamento tributário.

Em nosso canal do YouTube temos um vídeo explicando com exemplos por que a tributação PJ é mais eficiente do que a PF.

Conte com a Pontual para ajudar no seu negócio

Entender o que é melhor entre PF e PJ é essencial para você. Contudo, não há necessidade de lidar com tudo sozinho. Você pode contar com a Pontual Mogiana para te auxiliar nessa escolha e cuidar de suas finanças.

Não perca mais tempo e nem tenha dores de cabeça com as suas finanças. Deixe com a gente e se preocupe apenas com os seus pacientes!

CONTE COM A GENTE PARA DESCOMPLICAR SUAS FINANÇAS

Categorias

Categorias
Se Livre Do Processo Burocrático

Estamos aqui para te ajudar a simplificar todas as etapas para abrir sua empresa

Fale com um de nossos especialista

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Back To Top

Olá! Antes de você sair, gostaríamos de convidar você para se inscrever no nosso canal do YouTube

Lá, você encontrará conteúdo exclusivo e atualizado sobre os nossos produtos e serviços. Não perca esta oportunidade de ficar por dentro de tudo o que acontece na nossa empresa. Clique no botão abaixo para se inscrever agora mesmo.