Precificação de produtos em restaurantes: Passo a passo completo
Veja como fazer a precificação de produtos, em seu restaurante, de forma eficiente!
A precificação de produtos é uma das etapas mais importantes para o sucesso de um restaurante. Afinal, é por meio dela que você define o valor que irá cobrar pelos seus pratos, bebidas e serviços, garantindo sua lucratividade e competitividade no mercado.
Mas, como fazer uma precificação de produtos eficiente e adequada?
Neste artigo, vamos apresentar um passo a passo completo para você precificar seus produtos em restaurantes. Confira!
Como fazer a precificação de produtos no seu restaurante?
Confira a seguir o passo a passo para precificar seus produtos, de forma eficiente:
1. Calcule o custo de produção dos seus produtos
O primeiro passo para precificar produtos em seu restaurante é calcular o custo de produção de cada um deles. O custo de produção é a soma de todos os gastos que você tem para produzir um produto.
Para calcular o custo de produção, você deve fazer um levantamento de todos esses gastos e dividir pelo número de produtos que você produz em um determinado período.
2. Defina sua margem de lucro
O segundo passo para precificar seus produtos, em restaurantes, é definir sua margem de lucro. A margem de lucro é o percentual que você deseja ganhar sobre o custo de produção do seu produto.
Ela deve ser definida de acordo com seus objetivos financeiros, seu posicionamento no mercado e a percepção de valor do seu público-alvo.
3. Aplique a fórmula de precificação
O terceiro passo para precificar os seus produtos em restaurantes é aplicar a fórmula de precificação. A fórmula de precificação é uma equação matemática, que permite calcular o preço de venda do seu produto, a partir do custo de produção e da margem de lucro.
A fórmula de precificação é a seguinte:
- Preço de venda = Custo de produção / (1 – Margem de lucro)
Só para exemplificar, se o seu custo de produção por pizza é de R$ 2,00 e a sua margem de lucro é de 50%, o seu preço de venda é de:
- Preço de venda = 2 / (1 – 0,5) = 4
Sendo assim, o seu preço de venda por pizza é de R$ 4,00.
4. Ajuste o seu preço de venda, se necessário
O quarto e último passo é ajustar o preço de sua venda, conforme o necessário. Para isso, é essencial fazer uma pesquisa de mercado e entender se o preço cobrado está próximo ao de seus concorrentes.
Nesse caso, você deve fazer alguns ajustes para adequar o seu preço de venda à realidade do mercado. Desse modo, você permanece dentro do que o público costuma pagar, porém, sem ter prejuízos.
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Fazer a precificação de produtos pode ser uma tarefa complexa que requer atenção. Contudo, seguir as dicas desse artigo irá te ajudar.
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